PÚBLICO
24 dezembro 2025
PÚBLICO — Pense bem, pense Público-
Aos meus, um abraço à meia-noite
24 dezembro 2025É no Natal que sentimos o maior abismo. Chegamos à meia-noite antes ou muitas horas depois de quem amamos. Estamos numa mesa que não é a nossa. Crónica de Pedro Sampaio Minassa
-
A receita do meu Natal: a aletria da Inês Diniz é a alegria do Natal
24 dezembro 2025Juntamente com os filetes de polvo com arroz do mesmo, a aletria é um dos pratos icónicos da Casa Inês, agora no Time Out Market do Porto. Sem segredos, mas com a mão de quem sabe.
-
Debora, Anne e Tiago: como pensam três pesquisadores brasileiros em Portugal
24 dezembro 2025Três cientistas brasileiros que vivem em Portugal explicam ao PÚBLICO Brasil como é o dia adia de quem trabalha com pesquisas, mas enfrenta os desafios de qualquer imigrante.
-
Maioria dos cientistas brasileiros em Portugal é de mulheres e ganha até 1.500 euros
24 dezembro 2025Mapeamento da Diáspora Científica Brasileira, realizado sob liderança da professora Andrea Oltramari, identifica um público altamente qualificado, mas que enfrenta sérias barreiras como imigrante.
-
2025, o ano da guinada à direita
24 dezembro 2025Um Governo que caiu e voltou a levantar-se, partidos em reconfiguração e a direita maioritária. Este foi o ano em que o país conheceu a Spinumviva e a imigração foi o tema forte da política.
-
Rede de telescópios do maior observatório de raios gama começou a ser construída no Chile
24 dezembro 2025O Observatório Cherenkov foi projectado para “detectar raios gama de energia muito elevada emitidos pelos eventos mais violentos e poderosos do Universo”, como buracos negros e estrelas de neutrões.
-
Que Presidente perante a Europa?
24 dezembro 2025É muito provável que o debate sobre um novo tratado tenha lugar no decurso do próximo mandato presidencial. Opinião de João Labareda
-
Comprou um eléctrico em 2025? Saiba se tem direito ao incentivo estatal
24 dezembro 2025Novo período de candidaturas abre na próxima segunda-feira, 29 de Dezembro. Há mais de 17 milhões de euros, incluindo para bicicletas, trotinetas e outros meios de mobilidade eléctrica.
-
Os pobres que não se sabem comportar
24 dezembro 2025A intervenção do ministro é uma coletânea de clichés típicos do discurso de privilégio sobre os pobres e as suas “incapacidades” tidas como intrínsecas da sua condição. Opinião de Manuel Loff
-
As luzinhas de Natal
24 dezembro 2025Todos nós reconhecemos o momento em que a nossa mente resvala para o pecado da conivência com um mundo classista, injusto e antidemocrático, sem, contudo o admitirmos. Opinião de António Jacinto Pascoal



